Encontro de monitoramento do MNDH
Nos dias 23 e 24 de agosto de 2013, em Lages-SC, o município de Joinville foi representado pelo Centro dos Direitos Humanos Maria da Graça Braz, juntamente com os municípios de Apiúna, Brusque, Florianópolis e Lages, cujo principal objetivo foi o monitoramento da articulação do MNDH em Santa Catarina e a organização de suas ações.
O tema escolhido para o debate e aprofundamento foi o Direito Humano à Educação no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH, eixo norteador V Educação e Cultura em Direitos Humanos dentro do PNDH3, a Educação que temos e a que queremos, como forma de monitorar as ações de Educação e suas políticas públicas para o incremento da Educação Popular na corrente do Educador Paulo Freire e a proposta de Educação Popular em Direitos Humanos por entidades da sociedade civil e como temas transversais em Direitos Humanos no ensino regular da Educação Básica e Ensino Superior.
O Encontro foi articulado pelo Centro de Direitos Humanos de Lages, filiado ao Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH e contou com a assessoria da Rede de Educação Cidadã – RECID. Foi destacada a necessidade com o comprometimento dos presentes com a criação e implementação do Conselho Estadual de Direitos Humanos, para o qual já ocorreram duas audiências públicas, uma em Florianópolis e outra em Lages. No Encontro foi proposto duas representações de cada município presente para que integre o Conselho Estadual de Direitos Humanos.
Foi proposto um calendário como Semana de Direitos Humanos – 5 a 10 de dezembro – onde os municípios presentes promoverão atividades relacionadas aos Direitos Humanos.
A atividade de encerramento da semana de Direitos Humanos será um Seminário tendo a juventude como protagonista e a entrega do Prêmio de Direitos Humanos – 2013, no dia 10 de dezembro em Lages.