Direitos Humanos como tema transversal do Ensino Fundamental
No dia 14 de setembro, no auditório do Centro dos Direitos Humanos, reuniram-se membros filiados da entidade com vínculo na área da Educação, onde se objetivou a formulação de algumas propostas sobre os direitos humanos fundamentais sociais nos conteúdos de temas transversais diluídos nas diversas disciplinas do Ensino Fundamental, do 5º ao 9º ano.
O grupo etário compreendido por escolares do 5º ao 9º ano foi pensado a partir da compreensão de que na adolescência é manifestado um conjunto de expressões do processo de formação da pessoa, onde há uma disposição típica da idade, que visa buscar os ideais, assumindo contradições sociais de estereótipos enraizados no mundo adulto, derrubando paradigmas de muitas décadas. Podemos exemplificar conteúdos abordando na transversalidade programática do Ensino Fundamental como: igualdade racial, de gênero, orientação sexual, valorização e tolerância religiosa, moradia, entre outros citados na Constituição Federal Brasileira.
Em 2014 o Golpe Militar de 1964 fará 50 anos e até hoje a história pouco trata o assunto nos conteúdos escolares, caindo no esquecimento da maioria do povo brasileiro, e por conseguinte a adolescência e juventude são os grupos mais prejudicados com a ausência de referências trabalhadas no currículo escolar que trata um período compreendido de 1964 à 1985 em um acúmulo de fatos políticos que resulta o Brasil atual. Como proposta para tema transversal no Ensino Fundamental da rede pública do Ensino Fundamental em 2014, o grupo de Educação do CDH pensou numa intervenção do Centro dos Direitos Humanos para explicar esse importante trecho da nossa história.