Direito Humano à Educação
Negar o direito humano à Educação, é tão grave quanto ofertar uma Educação pública maquiada para satisfazer os ideais de classes políticas cobiçadoras de votos. O direito à Educação não deve ser traduzido como somente vagas nas escolas públicas. Atingir o padrão de qualidade na Educação deve ser correspondido com os interesses da comunidade e deve levar à construção de uma nação justa e de direitos iguais, onde toda a população deve ter livre acesso à Educação de boa qualidade.
A Educação tem o objetivo de interferir socialmente, culturalmente e cientificamente na vida das pessoas, nas mais diversas formas de expressão, devendo construir o conhecimento, sempre respeitando as peculiaridades e o cotidiano das pessoas e comunidades.
Na 3ª. Conferência Municipal de Educação de Joinville, cuja temática foi “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração” que foi realizada em maio de 2013; é fundamental que a população se mobilize para conferir e cobrar as propostas aprovadas por representantes dos segmentos: alunas (os), mães e pais, professoras (es), gestoras (es) e movimentos sociais. As famílias devem se aproximar mais dos espaços escolares para saberem o que está acontecendo, porque propor ações é bem diferente de vê-las executadas.
A Educação também é a chave para a compreensão das pessoas sobre a atualidade política e a história com que foram marcados os fatos nos espaços que vivemos e o discernimento sobre questões antes desconhecidas.
Vamos cobrar as ações!
Terezinha de Jesus dos Passos
Centro dos Direitos Humanos