CDH realiza planejamento ampliado
O CDH, desde sua fundação, atua como aglutinador de vários movimentos sociais da cidade, assim como ponto de apoio daqueles setores desorganizados e excluídos da sociedade.
Desde 2011, com o objetivo de reforçar o diálogo, o CDH convida as entidades e movimentos parceiros, para participar e contribuir com seu planejamento anual. Não se trata de construir uma pauta única, pois, cada organização possui suas prioridades e especificidades, mas sim, avaliar a situação política (do global ao local) e buscar aglutinar forças para os embates do ano que se inicia.
Por isso, o primeiro momento do planejamento é dedicado à análise de conjuntura. É fundamental realizar a avaliação do espaço político sobre o qual atuamos, sempre levando em conta que os problemas mais específicos da cidade não estão dissociados daquilo que ocorre no país e no mundo.
Além da análise de conjuntura, onde o problema da violência foi priorizado, foram debatidos neste encontro, temas como saúde, educação, transporte público, entre outros pontos que, de um modo ou de outro, acabam confluindo no Centro de Direitos Humanos.
Dentre os encaminhamos propostos na reunião, houve o compromisso em dar seguimento ao projeto da Escola de Formação Popular em Direitos Humanos, com o objetivo de favorecer uma cultura de Direitos Humanos com a perspectiva de transformação social. Esta é uma tarefa necessária, tendo em vista que no último período houve uma amplificação das vozes que claramente defendem atitudes de violação aos Direitos Humanos, seja através dos meios de comunicação, das redes sociais e no processo eleitoral.
Por fim reafirmamos os necessários laços de solidariedade entre os movimentos e militantes parceiros do CDH para que a unidade na luta seja sempre garantida.
Luiz Gustavo Assad Rupp – Coordenador geral do CDH – assad.rupp@gmail.com