CDH de Joinville é eleito para o CEDH
O Centro dos Direitos Humanos Maria da Graça Braz participou ontem (19), do Fórum de Entidades da Sociedade Civil, o qual elegeu suas entidades de representação para compor o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH-SC).
Foram eleitas as entidades: Acontece Arte e Política LGBT/Florianópolis, Associação dos Defensores Públicos de SC, Centro dos Direitos Humanos de Joinville, Centro dos Direitos Humanos de Brusque, Cáritas Brasileira, CUT-SC, Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e da Exploração Sexual Infanto-Juvenil, Fundação Instituto Nereu Ramos/Lages, Pastoral da Juventude e Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos/Joinville.
O Conselho Estadual de Direitos Humanos, aprovado pela Lei nº 16534, de 23 de dezembro de 2014, é uma antiga reivindicação dos movimentos sociais e entidades de defesa de direitos humanos no estado, cuja articulação iniciou em 1994 e só se concretiza hoje pela força da luta popular.
O hoje CEDH-SC está vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação e deverá denunciar as violações de direitos e defender os direitos da população catarinense.