ALESC divulga agenda da comissão estadual da verdade
A Comissão Estadual da Verdade realizou uma audiência pública na tarde desta segunda-feira (23), na Assembléia Legislativa, com o objetivo de ouvir relatos de pesquisadores, historiadores e jornalistas que realizaram estudos sobre fatos ocorridos em Santa Catarina durante o período da Ditadura Militar.
Entrevistas com: Maikon Duarte, professor de história; Celso Martins, jornalista; e Naldi Teixeira, presidente da Comissão Estadual da Verdade.
Entenda mais
A Comissão Estadual da Verdade Paulo Stuart Wright foi criada em Santa Catarina, por meio de decreto do governador Raimundo Colombo (PSD), em março deste ano. Um projeto de autoria do Poder Executivo, em tramitação na Assembleia, transforma a criação da comissão em lei e dá mais poderes para o colegiado.
O grupo examina violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar e auxiliar os trabalhos da Comissão Nacional da Verdade (CNV). A comissão é formada por representantes do Tribunal de Justiça (TJSC), da Procuradoria-Geral do Estado, OAB, Assembleia Legislativa, e do Coletivo Catarinense pela Memória, Verdade e Justiça.