Seminário Fé e Política – Comissão Ecumênica
A preocupação com o atual contexto religioso e político que o Brasil enfrenta, motivou a Comissão Ecumênica de Joinville a realizar no último sábado (24) o Seminário “Toda fé é Política”. O encontro contou com a assessoria da Professora Valdete Daufemback e do Professor Leandro Hofstätter. O evento aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral e reuniu cerca de 70 pessoas entre luteranos e católicos. A abertura do encontro foi realizada com uma oração conduzida pelo Coordenador Diocesano de Pastoral Padre Sérgio da Silva e os trabalhos foram conduzidos pelo Pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Marcos Aurélio Oliveira, também coordenador da Comissão Ecumênica de Joinville.
O Professor Leandro traz reflexões e conceitos de alguns autores no que diz respeito à religião e à fé. “A promessa de Deus na nossa vida, a sua revelação ela não nos tira da humanidade, ter fé não significa neste mundo que não vamos sofrer”. O professor embasa nesta fala a comparação que Ruben Alves faz da fé com um morango que se come pendurado num galho à beira do abismo, pelo gosto bom que se tem, sem nenhuma promessa de que ele nos fará flutuar quando o galho quebrar…”
Fé e Política estão relacionadas a diversos questionamentos sociais, onde a formação constante e a conscientização das pessoas é um caminho que deve ser percorrido, frente as diversas iniciativas de alienação para esta temática. Diante disso a Professora Valdete levanta questionamentos e possíveis relações entre Fé e Política: Fé é utopia? Experiência não vivida racionalmente? Entre outras colocações ela define que que Fé e Política são relações entre grupos com objetivos comuns.
O Seminário Fé e Política é uma iniciativa de formação que pretende ter outros encaminhamentos e desdobramentos na região, inclusive de continuidade de discussão da temática nas diversas comunidades.