06 de março – Dia Mundial de Oração 2015

DMO“Jesus disse: Vocês entenderam o que eu fiz?” (João 13, 12)

Iniciado em 1887 e realizado em mais de 170 países o Dia Mundial de Oração (DMO) é um movimento que reúne mulheres cristãs de todo o mundo e de todas as tradições. É uma celebração anual realizada sempre na primeira sexta-feira de março. O DMO é conduzido por mulheres de várias etnias, culturas e tradições e cria laços de relacionamento, compreensão e trabalho.

Por meio do DMO as mulheres afirmam sua fé em Cristo, compartilham esperanças e temores, alegrias e tristezas, oportunidades e necessidades. Assim, compartilham experiências de fé, trabalham em conjunto a realidade mundial e usam seus dons em prol da comunidade. Entendem que não é impossível separar oração e ação e a influência destas atitudes no mundo.

Todos os anos um país é responsável pela preparação deste dia. O texto de 2015 foi elaborado pelo Comitê do DMO das Bahamas. O cristianismo se estabeleceu nas Bahamas em 1647 e existem diversas denominações cristãs o que torna a religião predominante na região. Nas Bahamas o primeiro DMO foi realizado em 1950 e atualmente é celebrado em seis ilhas e para este ano espera-se que seja realizado em todas elas.

O tema deste ano é “Jesus disse: Vocês entenderam o que eu fiz?” (João 13, 12). No texto (João 13, 1-17) encerram-se os discursos públicos de Cristo e ele se retira para conversar e cear com seus amigos (discípulos). Assim, existe um relato do que aconteceu entre eles, Cristo lavou os pés de seus discípulos. Em seguida, o texto aponta que Jesus sabia que seria traído por um deles, negado por outro e abandonado por todos. Ainda assim, ele agora mostra a eles a extensão total do seu amor. Conclui-se que humildade é a palavra chave que vem com o espírito de liberdade e unidade. Cristo era Deus e humano ao mesmo tempo. Mostrou uma atitude de humildade e serviço e nos pede para adotar a mentalidade.

Em Joinville o dia é planejado pela Comissão Ecumênica da cidade. Desde 1990 se realiza uma celebração na região central e é incentivado nas comunidades também. Segue sempre o material preparado pelos países que estão disponíveis no site do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). De acordo com Irma Kniess integrante da Comissão Ecumênica, celebrar o DMO é a oportunidade de orar junto pela unidade e conhecer a cultura e lutas de outros países. “Este ano será partilhada a realidade do Arquipélago das Bahamas, mulheres que lutam e acreditam num mundo melhor”, ressalta Irma.

Para o Pastor Marcos Oliveira, é preciso organizar e fazer memória deste dia e convidar as denominações cristãs para a participação. “Tomar parte do tempo para realizar pequenos atos de amor, mostrar apreço pelas pessoas, sem distinção, animar alguém a cada dia, buscar o lado bom das pessoas com sorrisos, abraços e ações de serviço e criar laços de amizade”, ressalta o Pastor.

Ser amável, amorosos, humildes com autenticidade e justiça.

Fica o convite para a participação das diversas celebrações que acontecerão em nossa região:

– Paróquia São Mateus – dia 04 de março – 15h;

– Paróquia São Marcos – dia 05 de março – 19h e 30min;

– Paróquia Cristo Bom Pastor – dia 06 de março – 15h;

– Paróquia da Paz – dia 06 de março – 19h;

– Paróquia Cristo Redentor – dia 06 de março – 20h;

– Paróquia dos Apóstolos – dia 06 de março – 20h;

– Balneário Barra do Sul – dia 07 de março – 19h e 30min;

– Paróquia Cristo Libertador – dia 08 de março – 09h;

– São Francisco do Sul – dia 08 de março – 09h e 30min;

– Paróquia Martin Luther – dia 24 de março – 15h.

Agenda

agenda

Facebook