18 de Maio: Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Em dezembro deste ano  completam-se 27 anos do 2º Congresso Nacional de Trabalhadores em Saúde Mental, momento que deu início à Luta Antimanicomial brasileira. Movimento Social cujo lema é “Por Uma Sociedade sem Manicômios”. Segmentos da sociedade civil assumiram esta importante causa: a luta pelos direitos de cidadania do chamado louco.

Há 27 anos, a única forma de abordagem às pessoas com transtornos graves e persistentes existente no Brasil era o hospício, na sua pior forma atenção marcada pela tutela, reclusão, isolamento da sociedade, cronificação. Não foi capaz de garantir os direitos humanos fundamentais, como o direito a própria vida.

O Movimento Nacional de Luta Antimanicomial surgiu de um Encontro em Bauru-SP, no mês de dezembro de 1987, quando trabalhadores em saúde mental, usuários do serviços, seus familiares e estudantes foram às ruas e com muita coragem pensaram na mudança e na construção de outro jeito de lidar e conviver com a loucura: trocar a violência pela solidariedade e o confinamento pelo convívio social.

No 18 de maio ações de mobilização em todo o Brasil são realizadas com a intenção de sensibilizar a sociedade para conviver com as diferenças.

Agenda

agenda

Facebook