CDH realiza Encontro ‘Direito à Memória e à Verdade’

O CDH realizou na noite de 29 de maio um Seminário com a professora Derlei Catarina de Luca, no Anfiteatro II da Univille para abordar o tema “O Direito à Memória, à Verdade e à Justiça”. O encontro contou com a participação de mais de cem pessoas, entre estudantes, professores e militantes de Direitos Humanos.

Derlei Catarina de Luca foi militante política no período da ditadura militar, quando foi presa, torturada e posteriormente obrigada a deixar o país, retornando por ocasião da anistia, em 1979. Desde a volta do exílio Derlei, juntamente com um grupo de mulheres, tem atuado de forma incansável na busca dos desaparecidos políticos e pela responsabilização do Estado e seus agentes pelos crimes cometidos pela ditadura militar.

Um dos resultados desta batalha foi a histórica Sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA, que responsabilizou o Estado Brasileiro pelo desaparecimento de cerca de 70 pessoas durante o episódio conhecido como “Guerrilha do Araguaia”. A mesma decisão da Corte Interamericana resultou na aprovação no ano passado da Comissão da Verdade, cuja composição foi definida recentemente pela Presidente Dilma Rousseff. Esta comissão terá como objetivo investigar as várias violações cometidas contra os direitos humanos entre 1946 até 1988.

A professora Derlei insistiu que, independentemente da composição da Comissão da Verdade, o sucesso nas investigações e no restabelecimento da verdade sobre tudo que ocorreu neste período dependerá, acima de tudo, da constante pressão a ser exercida pela sociedade brasileira.

O CDH também entende que esta tarefa deve ser tratada como prioritária pelos militantes dos direitos humanos no próximo período.

 

Agenda

agenda

Facebook