PAS agora é Programa de Acolhimento Social
O balcão de direitos humanos é uma prática das entidades de defesa que visa promover maior acessibilidade a justiça e a emancipação política das pessoas. No CDH essa estratégia foi batizada de Projeto de Assistência Jurídica e Psicológica – o PAS – depois de se ampliar sua atuação por meio do convênio com a Faculdade de Psicologia da ACE.
Hoje, depois de 6 anos da formulação do PAS, a ação passa por uma rigorosa avaliação e revisão metodológica que resultou na adoção de novas estratégias que se agregarão aquelas que já existem e tem dado satisfatória resposta às demandas da população atendida.
Assim, o balcão de direitos humanos do CDH de Joinville é rebatizado e passa a se chamar Programa de Acolhimento Social. A sigla PAS, já uma referência na defesa dos direitos humanos na região, permanece sendo a marca desta ação, porém a substituição das palavras, projeto e assistência, por programa e acolhimento respectivamente, é uma adequação justa e necessária.
Em nossa avaliação, nestes 6 anos o PAS se consolidou e demonstra estrutura, maturidade e fôlego para ser considerado uma atividade contínua do CDH, portanto, não podendo mais ser considerado um projeto e sim um programa da entidade. Da mesma forma, a assistência interdisciplinar prestada nas áreas de Direito e Psicologia, avançou também para a Comunicação (convênio com a faculdade de Jornalismo do IELUSC) e evoluiu para uma intervenção que pode ser melhor descrita como acolhimento. Ou seja, não mais assistimos, antes acolhemos, escutamos, nos comprometemos e abraçamos na busca conjunta de uma sociedade mais justa e igualitária.
Os atendimentos continuam acontecendo nas segundas e terças-feiras durante a tarde (13h30min às 18h00). Porém, você pode procurar o CDH em qualquer dia da semana no horário comercial, pessoalmente, por telefone ou por e-mail.